Usar a mesma senha em vários sites, criar senhas com palavras comuns (como nome de familiares) ou datas óbvias (como nascimento), clicar em links sem saber a procedência, ou fazer compras em sites desconhecidos são alguns exemplos de hábitos que tornam uma pessoa vulnerável aos ataques cibernéticos. A cada ano, as pessoas estão mais expostas às possíveis invasões no espaço cibernético. Para orientar e alertar os usuários para que não caiam nessas armadilhas digitais, a Microsoft elaborou uma lista com as dez principais recomendações de segurança.
Esse tipo de crime tem se multiplicado rapidamente. Um relatório global da Microsoft publicado em outubro de 2024, referente a 2023, destaca o bloqueio de 579 ataques por segundo em 2020. Em 2023, o número de tentativas de ataque já havia alcançado 7 mil por segundo.
A mesma pesquisa constatou que 99% dos ataques são por senha. Em entrevista ao Valor, André Toledo, líder de segurança da Microsoft, explicou que alguns sites podem ser mais fracos e são invadidos com mais facilidade. Uma vez que o ciberataque captura uma senha, pode testá-la em várias plataformas.
Confira as dez dicas de segurança digital recomendadas pela Microsoft
1- Atualize os seus softwares regularmente: mantenha sistemas operacionais (computadores e celulares), aplicativos, relógios, robôs-aspiradores, veículos, roteadores, televisores etc. sempre atualizados para corrigir vulnerabilidades.
2- Gerencie senhas de forma eficiente: utilize um gerenciador de senhas e crie senhas fortes (com mais de 12 caracteres, incluindo letras, números e símbolos) e únicas. Jamais reutilize senhas em diversos sites.
3- Use autenticação multifator (MFA): adicione uma camada extra de segurança além da senha sempre que tiver essa opção em redes sociais, bancos, e-mails e o que mais for importante para você.
4- Cuidado com golpes eletrônicos: esteja atento a tentativas de "phishing" (ataque que tenta roubar sua identidade ou dinheiro fazendo com que você revele informações pessoais) e outras formas de manipulação via SMS, e-mails, redes sociais ou comunicadores instantâneos. Não responda mensagens de desconhecidos, nem clique em links.
5- Use software antivírus: proteja seus dispositivos contra malware.
6- Faça backups regularmente: garanta que seus dados estejam seguros e recuperáveis.
7- Proteja dispositivos móveis: use senhas, digitais ou reconhecimento facial para proteger smartphones, tablets e computadores. Há também opções antifurto com localização, bloqueio instantâneo e deleção dos dados.
8- Não abra QR codes suspeitos: é crescente o número de links maliciosos por QR code em restaurantes e por e-mail.
9- Evite usar facilidades públicas: fuja de Wi-Fi ou carregadores USB em aeroportos, shoppings e lojas, pois não é possível garantir que essa utilidade seja oficial ou segura. Para carregar seu celular, dê sempre preferência por usar tomada.
10- Não compre em sites desconhecidos: sempre desconfie de preços muito baixos ou sites desconhecidos com ofertas únicas. Além de não receber sua compra, seus dados provavelmente serão utilizados para outros fins.
Comments