top of page

Escaneamento de Íris no Brasil: O que se sabe até agora

No Brasil, a World está coletando dados em 53 pontos de São Paulo. Cerca de 500 mil pessoas já escanearam a própria íris em troca de criptomoedas na cidade de São Paulo. A informação foi confirmada pela empresa que oferece o serviço, a Tools for Humanity.


Na última sexta-feira (24), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) determinou a suspensão do pagamento pela captura de íris dos cidadãos em todo o Brasil.


Algumas das pessoas que procuraram o serviço relataram que, mesmo após o uso, não sabem qual o motivo do escaneamento. O processo para agendamento de uma consulta é rápido e simples, apenas é preciso consentir com um termo de condições e privacidade da empresa. Em nota, a Tools for Humanity afirma que representantes do projeto estão em contato com a ANPD desde o início das operações, em novembro de 2024.


O projeto levanta questionamentos sobre como vai tratar informações biométricas de milhões de pessoas e qual é a finalidade da coleta desses dados, que são considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


👁️ O que é o projeto?


Segundo a organização, o escaneamento da íris tem como objetivo auxiliar na distinção entre humanos e robôs criados por inteligência artificial (IA). Entre os potenciais usos da inovação está a prevenção de perfis falsos em sites e redes sociais, por exemplo.

A ideia da World é que essa tecnologia ainda substitua o Captcha, uma ferramenta de segurança usada por vários sites para certificar que quem está acessando é um humano e não um robô.


A estrutura da World tem três frentes:


  • 👁️ World ID, como é chamado o passaporte digital que transforma o registro da íris em uma sequência numérica;


  • 🪙 Token Worldcoin (WLD), a criptomoeda que será distribuída como recompensa para todos os inscritos;


  • 📱World App, o aplicativo que permite fazer transações com a criptomoeda.


A "foto" da irís da pessoa é tirada com a câmera Orb e é usada para criar um código numérico para identificar cada usuário e, de acordo com a World, é apagada logo em seguida.


A empresa ainda afirma que tem colaborado ativamente com a a autoridade regulatória brasileira, que está comprometida em fornecer todos os esclarecimentos necessários para garantir o total entendimento de sua tecnologia e trabalha para estar em total conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis ao tratamento de dados pessoais.




4 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page